RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
24
Jun
Marcos Volcan é eleito vice-presidente do ICCRS
Marcos Volcan é eleito vice-presidente do ICCRS

O ex-presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Marcos Volcan, foi escolhido para ser o vice-presidente do ICCRS, o Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional (sigla em inglês), que é a organismo eclesial que está a serviço da RCC em todo o mundo. Marcos irá trabalhar junto com a britânica Michelle Moran, que está na presidência desde o ano 2008. Eles seguirão na função até o ano 2017.


A eleição ocorreu durante a reunião anual, que aconteceu em Roma, no período de 15 a 19 de junho, logo após o 3º Retiro Mundial de Sacerdotes. Marcos substitui Cyril John, da Índia. A atual presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, afirma que a eleição de Marcos é um motivo de grande alegria para todo o Brasil, pelo fato de o país poder contribuir com a missão da RCC em todo o mundo.


O ICCRS está a serviço de todas as expressões da RCC no mundo. Ele está sediado na Cidade do Vaticano e tem seus estatutos reconhecidos pela Santa Sé. De acordo com Marcos, “cabe ao ICCRS organizar eventos e retiros de formação, divulgar e informar sobre a vida da RCC no mundo”. Ainda segundo ele, no campo da formação, o serviço tem uma escola mundial de formação de lideranças que acontece a cada dois anos e está trabalhando para a criação de um Instituto de Teologia, que deve começar as suas atividades no ano de 2017.


O conselho do ICCRS é formado por 14 membros, de todas as regiões do mundo. Marcos Volcan é o representante do Brasil neste conselho desde o ano de 2008, já foi reconduzido à função e deve permanecer até o ano 2018. Cada conselheiro, tem a função de representar a sua região dentro do conselho e representar o ICCRS para a sua região. Além do conselho internacional, existem algumas comissões que possuem trabalhos específicos, como a comissão doutrinária, de formação e de juventude.


Um dos desafios para a RCC de todo o mundo é a preparação para o ano jubilar de 2017, quando a RCC comemora 50 anos. Alguns eventos já foram realizados nessa preparação. O primeiro deles foi o Encontro Mundial de Jovens, em 2012, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Em 2014, foi realizado o Encontro da Família Carismática, em Uganda, na África. No começo deste mês, foi realizado o 3º Retiro Mundial de Sacerdotes, em Roma, com a presença do Papa Francisco. Marcos Volcan conta que o próximo grande evento que está sendo preparado é a grande festa do Jubileu na Festa de Pentecostes, em 2017, a ser realizado em Roma, na presença do Papa. Além disso, o ICCRS tem incentivado os países a organizarem suas comemorações.


Perfil


Marcos Volcan é gaúcho da cidade de Pelotas. Casado com Sandra e pai de três filhos, Davi, Raquel e Mariana, ele começou a caminhada na RCC em 1981. Já foi coordenador do movimento na Arquidiocese de Pelotas e no estado do Rio Grande do Sul. Começou a participar do Conselho Nacional em 1998 e também já foi coordenador da Comissão Nacional de Formação. Foi eleito presidente do Conselho Nacional em 2004 e exerceu a função por dois mandatos, de 2005 a 2012. No ICCRS também já foi coordenador da Comissão de Juventude, no período em que foi realizado o Encontro Mundial de Jovens. Atualmente, faz parte da comissão de formação do ICCRS.


Tendo desempenhado tantas funções durante os anos de missão na RCC, Marcos destaca: “gosto de lembrar que a Igreja é mais do que estruturas. Estas, por sua vez, quando se fazem necessárias, com seus cargos e funções que assumimos por um tempo, devem, antes de tudo, procurar honrar ao Senhor, com trabalho e dedicação, ou seja, serviço para o Seu povo”.


Fonte: RCCBrasil

Compartilhe está Notícia
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.