RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
Notícias Relacionadas
12
Jun
Juventude Carismática em unidade: Encontro Estadual de Jovens reúne o MJ e MUR
 Juventude Carismática em unidade: Encontro Estadual de Jovens reúne o MJ e MUR

Motivados pela passagem do evangelho de João, “Jesus ordenou: tirai a pedra” (Jo 11,39), os jovens carismáticos do estado do Rio Grande do Sul se reuniram no último final de semana, 9 e 10 de junho, em Serafina Corrêa, para viver uma experiência com Jesus no Encontro Estadual da Juventude Católica Carismática. Orientado pelo tema da afetividade e sexualidade, o evento iniciou na manhã de sábado com a acolhida dos jovens no Colégio Carneiro de Campos. Os participantes foram recebidos pela prefiguração do céu, representada pelos jovens vestidos de diversos santos que recepcionavam quem chegava ao local do encontro.




A primeira pregação da manhã foi conduzida pelo casal Alessandra e Eberson Trindade, coordenadores estaduais do Ministério para as Famílias. Eles falaram sobre a vocação ao matrimônio, namoro santo e partilharam suas histórias de vida e desafios na luta pela santidade, motivando os jovens a rezarem com autoridade sobre suas vidas, entregando-se inteiramente a Deus. Padre Marco Antônio, da diocese de Novo Hamburgo, também pregou na manhã de sábado sobre vocação, aprofundando as questões da vocação universal à santidade e do estado de vida na vocação religiosa, sacerdotal e do leigo consagrado. Ele levou os jovens a renunciarem a tudo o que ainda os impedia de trilhar o caminho da santidade e a se colocarem em ordem de batalha para combater o mal.




Na parte da tarde, o casal Letícia e João Emílio, de Sapiranga, partilharam sua experiência e falaram sobre a importância do autoconhecimento, da virtude da temperança e da maturidade em um relacionamento afetivo. Após o intervalo, aconteceu o Goulaço, um Grupo de Oração Universitário ampliado, que levou os jovens para a vivência do que o MUR promove nas universidades do estado, através da evangelização que acontece nos GOUs.




O casal Jéssica e João Martin fecharam o ciclo de pregações da tarde com uma partilha de sua história de namoro, espera, vivência da castidade e comprometimento com os sonhos de Deus na caminhada decidida com Jesus. Em seguida, rezaram separadamente pelas meninas e meninos clamando pelos sonhos do Senhor para a vida dos homens e mulheres que ali estavam. A tarde terminou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber. A noite foi animada pelo festival das artes, onde as dioceses fizeram apresentações artísticas de evangelização para abrilhantar a noite de convívio e partilha.




O domingo iniciou cedo para os jovens, que começaram o dia com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Serafina Corrêa, pe. Ivo Pretto. Após o café da manhã, os jovens foram conduzidos pela partilha do coordenador estadual do Ministério Jovem, Vinícius Dieter, e da coordenadora estadual do Ministério Universidades Renovadas, Richele Pinto, que trouxeram as moções para a juventude do estado e do país neste tempo, em espírito de unidade e com o compromisso de guardar e defender a identidade da RCC. Em seguida, os pregadores conduziram os participantes à adoração ao Santíssimo Sacramento, onde aconteceu um momento profético de oração pelas dioceses do estado.




O amor de Deus foi o combustível para aquecer os corações durante este final de semana, afinal, as baixas temperaturas da serra gaúcha não foram empecilho para os mais de 700 jovens que se deslocaram de 18 dioceses do estado. Para Juliana Kist, da diocese de Santa Cruz do Sul, este foi o melhor de todos os encontros estaduais de jovens. “Deus se manifestou em cada segundo, nas pregações, partilhas, momentos de oração, na adoração, nas Santas Missas, nos testemunhos, no amor e doação dos servos e apoiadores do evento. O Senhor confirmou minha vocação, renovou no meu coração, o amor por Ele, pela missão, pela RCC e, principalmente, o amor pela cruz”, relata a jovem.




O evento foi encerrado com alguns testemunhos e, em seguida, o almoço. A união entre o Ministério Jovem e o Ministério Universidades Renovadas foi uma das principais marcas do encontro, que proporcionou uma experiência transformadora para a vida de muitos jovens.


 


Por: Taíssi Cardoso


Fonte: rccrs.com.br

Compartilhe está Notícia
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.