RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
14
Jul
Encom reúne comunicadores de Grupos de Oração
Encom reúne comunicadores de Grupos de Oração

A Renovação Carismática Católica do Brasil promoveu, de 3 a 5 de julho, o primeiro Encontro Nacional para comunicadores de Grupos de Oração, EnCom, realizado no Espaço Anhanguera (SP). O objetivo foi marcar um novo tempo do Ministério de Comunicação Social (MCS) para a RCC em todo o Brasil, tirando a visão de um ministério “fazedor de coisas” para um ministério que assume a Comunicação, não apenas como pessoas que dominam um conjunto de técnicas e tecnologias, mas como um ministério de pessoas com carisma para exercer a Comunicação enquanto missão e mandato urgente da Igreja: Ide! (Mc 16, 15). Na ocasião foi apresentada a música que fala da missão do comunicador, “Tempo do Amor”, produzida especialmente para o Ministério da Comunicação, com autoria da comunicadora de Grupo de Oração, da Arquidiocese de Palmas/TO, Coração do Pai, a coordenadora estadual do Ministério da RCC TO e também ministra de música da Missão Sacramento, Ana Mariana Araújo.


Um dia depois do EnCom, o coordenador nacional do MCS, Airton Rocha, recebeu  testemunhos em ligações, whatsapp e e-mails, relatando o que foi o EnCom para os comunicadores que participaram.


 “Agora somos comunicadores conscientes de nosso chamado, conhecedores de nosso carisma, líderes fortificados e cientes de sua capacidade e missão. Agora temos um direcionamento novo e claro, abençoado e ensinado pela Igreja e pela presidência da RCC Brasil. Nesse encontro pudemos ouvir, ver e viver como irmãos, nos unirmos para nos aprofundar no carisma e na missão. Podemos afirmar que o Espírito Santo colocou uma grande luz em nosso serviço”, declara o coordenador nacional do MCS, Airton Rocha.


O encontro teve como pregadores a Presidente da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, o presidente da RCC de Santa Catarina, Adriano José Mendes, o diretor espiritual do MCS da RCCBRASIL, o também jornalista João Paulo Veloso (TO), além dos membros do núcleo nacional do Ministério de Comunicação, o coordenador nacional, Airton Rocha e o coordenador nacional da Comissão de Formação do MCS, Jersey Simon (RJ). O ciclo da Comunicação no Grupo de Oração, lição primária que todo o comunicador de Grupo precisa conhecer e aplicar, foi apresentado pelo diocesano do MCS de Palmeira dos Índios (AL), Márcio Queiroz; os coordenadores estaduais do MCS da Bahia, Robson Freitas; MCS da Paraíba, Giancarlo Souza; MCS do Maranhão, Virgínia Diniz e MCS do Paraná, Deniz Harmel.


#Encom – um novo tempo para a Comunicação da RCC, no Brasil


Saindo da tradicional abordagem dos encontros de Comunicação, com momentos de oficinas nas áreas utilizadas pelos comunicadores, como técnicas de fotografia, produção de textos e vídeos, o Ministério de Comunicação optou por um encontro voltado para reflexões, cuja principal foi sobre a importância de assumir o MCS como o Ministério que perpassa todos os demais da RCC Brasil e responsável por unir todas as instâncias e esferas, uma vez que é o Ministério da Comunicação, que produz vínculos de unidade. Por isso, entre as formações, estavam as reflexões sobre: o Carisma da Comunicação, encontro pessoal com Deus, Comunicação Social na Igreja do Brasil, a missão do Ministério de Comunicação Social no Grupo de Oração e ciclo da Comunicação nos grupos.


Um dos momentos importantes foi a participação da Presidente da RCCBRASIL, Katia Zavaris e da equipe do Escritório Nacional da RCCBRASIL. Na ocasião foi apresentada a equipe, os missionários que trabalham no Departamento de Comunicação do Escritório e os projetos da RCC do Brasil, que precisam do empenho dos comunicadores para que cheguem a todo o país. A apresentação foi feita pelo coordenador do Departamento de Comunicação do Escritório, Jorge Corrêa e pela gerente do Escritório Nacional, Rita Albino. Ela apresentou o projeto “Nossa Vida em Missão” e falou da importância do envolvimento do MCS para disseminar as ações da RCCBRASIL e ajudar a manter vivas as obras sociais e de evangelização do movimento.


Durante o EnCom aconteceu uma reunião com todos os coordenadores do MCS estaduais presentes e líderes do ministério, para tratar sobre a produção e lançamento da apostila de formação básica do MCS, que será lançada no Encontro Nacional de Formação (ENF), em janeiro de 2016. “Nós precisamos dar prioridade para que as apostilas sejam aplicadas, a partir de 2016, em todos os estados!”, enfatizou o coordenador da Comissão de Formação do MCS Brasil, Jersey Simon, que está à frente do projeto de produção de todo o material do ministério.


Fonte: RCCBrasil

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.