RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
18
Dez
ENACOM
ENACOM

A Escola Nacional de Comunicação (Enacom) oferece um estudo aprofundado sobre a comunicação e sua relação com a evangelização. Esta edição acontece de 16 a 25 de janeiro de 2015, incluindo as aulas teóricas e as atividades práticas durante o Encontro Nacional de Formação (ENF) em Aparecida/SP.


Acontecendo em conjunto com as outras escolas, os comunicadores vão viver a fraternidade com os irmãos de muitos estados do Brasil, partilhando experiências de vida na missão, com alegria no Espírito. Há uma grande expectativa de dinâmicas com os músicos e artistas, aprendendo sobre sensibilidade e intimidade com a criatividade que vem de Deus.


A espiritualidade das Escolas, a mística que é aprendida, durante os nove dias, é algo que modifica e edifica toda a vida do servo, as orações da manhã, santas missas, Grupos de Oração, momentos de intimidade com o Sagrado, seja individualmente ou coletivamente; mostram quanto é necessário, possível e preciso estar em busca dEle em todos os momentos.


DISCIPLINAS


Produção de Imagens: é o momento em que o comunicador pode se atualizar quanto aos equipamentos e fazer um "link" com o levar a graça através da comunicação. A aula é ministrada de uma forma interativa, com muitos exemplos e testemunhos, utilizando-se decases e atividades práticas. O local e o momento são muito propícios para as experiências.


A disciplina utiliza equipamentos desde um telefone simples até uma câmera HD. Tudo para que a graça seja levada para o maior número de pessoas. Ainda nessa disciplina é feito o enlace com a direção de arte, aproveitando conceitos de fotografia e composição, direcionando para a produção gráfica, seja web ou impressa.


Direção de Arte: O aluno poderá entender como acontece a produção de materiais para o Grupo de Oração e as instâncias da RCC, são utilizados cases de vários estados para exemplificar. Um projeto será elaborado em sala, usando todos os conceitos ensinados. Aí também acontece o envolvimento com a etapa 2 da escola de líderes, pois eles também fazem uma ação na comunidade.


A história da comunicação na Igreja Católica: Utiliza como base bibliográfica o livroComunicação na Perspectiva da Igreja Católica, escrito pela jornalista carismática Lúcia Zolin.


Pneumatologia: Com um enfoque para a ação do Espírito na Igreja e na RCC, os alunos vão conhecer profundamente a história do Movimento e compreender melhor os planos de Deus para seu povo.


Liderança: Utiliza como base as apostilas do Módulo Básico do Ministério de Formação da RCCBRASIL, enriquecido com pontos atuais sobre liderança.


Querigma: O aluno vai ter uma visão prática, clara e aplicável do querigma nas ações comunicacionais, será qual for a mídia e a ação.


Comunicação Institucional: De forma objetiva, os formandos vão entender as opções e objetivos de uma comunicação eficiente e conclusiva.


Tecnologias para web, ciberteologia e redes sociais: Exposição de conceitos, aplicações e atualizações para o servir em um mundo digital. Matéria que pede a participação e partilha dos alunos, com o objetivo de construir um conhecimento coletivo. São usados com base, dentre outros, livros do Pe. Spadaro, Moisés Sbardelloto, documentos da Igreja e o Diretório de Comunicação da CNBB.


Os alunos ainda vão participar das oficinas e de um “estágio” supervisionado no ENF, podendo assim, se aprender com a prática do servir.



Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/

Compartilhe está Notícia
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.