RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
28
Mai
Em momento histórico todas as Dioceses se reuniram no Congresso Jubilar do RS
Em momento histórico todas as Dioceses se reuniram no Congresso Jubilar do RS

A cidade de Cachoeira do Sul (RS), a 200km de Porto Alegre, no dia 26/05, se transformou na capital gaúcha dos carismáticos. Com mais de dois mil participantes, a Diocese, que tem nome homônimo da cidade, sediou o 26º Congresso Estadual, edição Jubilar, que celebra os 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC), no Brasil. O tema do evento foi o mesmo assumido pela Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil para o ano de 2019: “O amor de Deus foi derramado em vossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5). Pregaram no encontro, o Presidente do Conselho da RCCRS, Dilon Júnior, o diretor espiritual da RCC no Estado, padre Pablo Zanini (Pinhal Grande, RS), o coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote, padre Marco Antônio Leal (Campo Bom, RS). O Congresso contou ainda com a presença do quadro com a Imagem original de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Estado do Rio Grande do Sul.


“Um momento muito lindo foi a coroação de Nossa Senhora realizada na abertura do Congresso, diante do quadro de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças”, relembra o Presidente do Conselho da RCCRS, Dilon Júnior, ao falar da importância da imagem de Nossa Senhora no Cenáculo que foi o Congresso Estadual. Dilon reforçou que outro momento importante foi a Adoração a Jesus Sacramentado: “Durante a adoração ao Santíssimo tivemos a graça de declarar que Jesus Cristo é Senhor do Estado do Rio Grande do Sul e na oração declaramos a vitória de Deus em todas as dioceses do Estado”.


Todos os Estados do Brasil estão realizando Congressos para celebrar o Jubileu de 50 anos da RCCBrasil, com o objetivo de reunir as gerações de carismáticos, entre crianças, jovens e adultos para orar, louvar a Deus e buscar unidade nos direcionamentos para o movimento. Por isso, a programação do encontro contemplou a dinâmica carismática com momentos de pregação, oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento, missa e ainda, um horário festivo, para relembrar as canções que animaram os grupos de oração durante esses anos em que a RCC está no Estado do Rio Grande do Sul.


Dentro da programação dos Congressos Estaduais acontece também a realização dos Congressinhos, uma parte do evento voltada para as crianças, com uma dinâmica e linguagem direcionada, cuja a organização é feita pelo Ministério para Crianças e Adolescentes. Algumas crianças, como o santamariense de cinco anos, Elias Pinto, viajaram já na expectativa de participar deste momento: “Eu vou encontrar meus amigos!”, responde Elias ao ser questionado sobre o motivo de participar do evento. O pai de Elias, que é Presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Santa Maria, José Luis Mota Pinto, explica que o filho já participa dos momentos que o Ministério para as Crianças e Adolescentes promove nos grupos de oração da arquidiocese bem como nos encontros e retiros da RCC.


José Luís e Luciana Pinto são os pais de Elias e se conheceram e discerniram a vocação matrimonial dentro do grupo de oração jovem São Pedro, em Santa Maria (RS), viveram a implantação da Missão Jesus no Litoral no RS como lideranças jovem na  Arquidiocese e hoje, já com três filhos, passam às futuras gerações a experiência de Amar Jesus, servindo-O como missionários leigos na Igreja Católica a partir da RCC.


            Todas as 18 Dioceses do RS estiveram presentes e algumas trouxeram consigo seus respectivos diretores espirituais. O frei carmelita Gilberto Luz, da Paróquia do Bonfim, Santa Maria (RS), uma das quatro Arquidioceses do Estado, é sacerdote há 5 anos e assumiu há menos de seis meses a direção espiritual da RCC Santa Maria. O sacerdote discerniu sua vocação quando era membro de Grupo de Oração, em Santa Catarina, Estado onde exerceu a coordenação estadual do Ministério de Intercessão(antes de ir para o seminário?). Para frei Gilberto, participar do Congresso enquanto diretor espiritual, é importante uma vez que os participantes do movimento sabem que “o pai, o diretor espiritual, pode acompanhá-los no processo de encontro com Jesus, em direção ao Céu”, explica o frei.


            Para o Presidente da RCCRS, Dilon Júnior, o Congresso foi um momento de ouvir a Deus com todos os líderes do Estado: “O Senhor nos deu uma graça, uma graça muito especial. Reuniu-nos para um grande e intenso dia de oração, nos reunimos para rezar na certeza que tudo pode ser mudado para força da oração. Nesse tempo, o chamado da família carismática gaúcha é para amar mais e rezar mais! Durante a pregação tive a oportunidade de convocar a todos para permanecerem no Cenáculo e colocarem em prática o novo mandamento dado por Jesus”, testemunha o Presidente, que reforçou ainda ter sido o Congresso um momento de fortalecer a identidade carismática no Estado.


Ainda em clima Jubilar, nesse ano, todas as 18 Dioceses do RS, reunir-se-ão para o Encontro Estadual de Oração para Coordenadores de Grupos de Oração, que acontecerá no dia 31 de agosto e 01 de setembro, em Santa Crus do Sul. Será um momento de levar a todos os Grupos de Oração da terra gaúcha a maravilhosa "corrente de graça", como assim chamou a RCC o Papa Francisco por ocasião do encontro com carismáticos do mundo inteniro em Roma; corrente essa que Deus tem feito mover no Sul do País.


Fonte: Virgínia Diniz, Grupo de Oração Imaculada Conceição, Ministério de Comunicação Social, Arquidiocese de Santa Maria.

Compartilhe está Notícia
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.