RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
07
Jul
Bandidos têm usado o nome da RCC para golpe contra membros de Grupo de Oração
Bandidos têm usado o nome da RCC para golpe contra membros de Grupo de Oração

A Renovação Carismática Católica do Brasil alerta a todos os membros do movimento sobre um golpe que tem sido aplicado em diversas dioceses do país por uma pessoa que se passa por participante de Grupo de Oração. Diversos relatos têm chegado às coordenações e, infelizmente, algumas pessoas já foram lesadas por este golpe.


A caraterística comum em todos os relatos é que uma pessoa, falando de um outro estado, liga para a vítima. Ela diz que tem um parente ou conhecido que está em viagem, passando pela cidade da vítima, e que precisa de ajuda financeira. O golpista diz que precisa mandar um dinheiro para esta pessoa que está em viagem, mas que por algum motivo não consegue fazer o depósito naquele momento. Nesse momento, o golpista pede a conta bancária da vítima para fazer o depósito deste valor e simula um depósito. A vítima, então, faz uma transferência eletrônica para a conta informada pelo golpista, que é no mesmo banco da vítima e a transação é processada na mesma hora.


O golpe se torna possível porque o golpista simula um depósito com um envelope vazio num terminal de auto-atendimento do banco. Quando se faz isso, o terminal emite um comprovante provisório, mas que somente será efetuado após a conferência dos valores. A maioria dos relatos são de casos que acontecem fora do horário de expediente bancário, como à noite e nos finais de semana. Por causa disso, o processamento do depósito será feito somente ao final do primeiro dia útil após a fraude. Só então, a vítima percebe que perdeu dinheiro.


A RCCBRASIL orienta que todas as pessoas que receberem ligações com histórias semelhantes não façam nenhum tipo de depósito. Orienta, inclusive, que as ligações sejam ignoradas. Caso alguém tenha sido vítima do golpe, orienta-se que seja feito o boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima da sua casa. Anote todas as informações passadas pelo golpista, como número de telefone, nome que ele se apresentou e informações da conta que ele pediu para fazer o depósito. Isso ajudará a polícia.


Da parte do Escritório Nacional, a RCCBRASIL deixa claro que em momento algum são realizadas ligações com este teor de conversa. Todos os nossos atendentes se apresentam e ligam do telefone do escritório nacional. Todas as contribuições para os projetos Nossa Vida e Missão e Semeando a Vida no Espírito são realizadas por boletos e as contribuições que são recebidas por depósito bancário, são em contas da pessoa jurídica da RCCBRASIL.


Caso você tenha alguma dúvida, procure o Escritório Nacional pelo telefone (12) 3151-4155.


Fonte: RCCBrasil

Compartilhe está Notícia
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.