RCCRS
Notícias do Movimento
 
 
11
Jun
ASSEMBLEIA REGIONAL DA AÇÃO EVANGELIZADORA do Regional Sul 3 da CNBB 2018
ASSEMBLEIA REGIONAL DA AÇÃO EVANGELIZADORA do Regional Sul 3 da CNBB 2018

Participaram todos os Bispos do Rio Grande do Sul, Coordenadores Diocesanos e Regionais de Pastoral, Assessores, Secretário Executivo da Regional Sul 3, Presidentes dos diversos organismos vinculados a esta Regional, Coordenadores Estaduais dos Movimentos Eclesiais e Associações presentes em ao menos um terço das Dioceses, além de dois leigos representantes do Conselho Pastoral de cada Diocese, Diretores dos Institutos de Teologia no Rio Grande do Sul, Coordenador da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos e Teológicos do Brasil), bem como o Vigário Geral de cada Diocese do nosso Estado.


Durante a Assembleia, nos reunimos em grupos formados pelas Dioceses de cada Província Eclesiástica, para refletir sobre a Ação Evangelizadora 2018, baseados no Documento 100 – CNBB, denominado “COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA” – A CONVERSÃO PASTORAL DA PARÓQUIA.


O tema, previamente discutido na Comissão Diocesana de Pastoral de todo o estado, enfocava três aspectos e abrangia algumas questões, tais como:




  1. VER: Como a mudança de época afeta o senso de pertença à comunidade e o que caracteriza esta crise?




  2. JULGAR: Por que pertencer a uma comunidade cristã e o que nos leva a pertencer ou não a ela?




  3. AGIR: Que experiências conhecemos de revitalização das comunidades em nossa diocese e que sugestões teríamos para promover uma maior participação na vida de nossas comunidades?




A RCC Estadual, na impossibilidade do comparecimento do nosso Coordenador Dilon Gularte Costa Junior, foi representada pela Coordenadora Diocesana de Caxias do Sul, Dalva dos Passos Zanardi  e por Lucy Corsetti Piazza.


Nossa participação como RCC dentro deste momento foi de aprofundamento na visão da Igreja como Mãe que nutre, exorta, ensina, corrige e educa seus filhos, bem como na importância da Comunidade como Casa da Palavra, do Pão e da Caridade.


Foi muito enfocado o individualismo sempre mais presente na nossa sociedade e a necessidade da acolhida e o diálogo crescente com o outro.


Houveram dois momentos em que o Espírito Santo nos impulsionou a nos manifestarmos:


Primeiramente, dizendo do quanto nós, como movimento, sentimo-nos marginalizados e vistos, muitas vezes, como competidores e não como participantes da Comunidade e inseridos na nossa Igreja;


Posteriormente, nossa colocação foi de que, durante a Assembleia, a palavra “movimento”, quando utilizada, tinha sido de forma inadequada e imprópria. Ressaltamos que, se houveram e ainda ocorrem erros e/ou excessos, é por falta de pastoreio e enfatizamos que queremos ser acompanhados e pastoreados.


Em conversa com D. Jaime Splenger, Presidente da Regional Sul 3 da CNBB, fomos muito bem acolhidas e nos sentimos abraçadas, bem como toda a RCC do nosso estado, como filhos e filhas amados, que serão cuidados e pastoreados mais de perto.


Não podemos deixar de salientar os momentos de oração comunitária, a liturgia das horas, as celebrações e o convívio fraterno com os Bispos e Sacerdotes presentes, e com nossos irmãos e irmãs das demais Dioceses do Rio Grande do Sul.


A síntese de todas as discussões e deliberações podem ser acessadas em www.cnbbsul3.org.br.



Sugerimos a toda a liderança da RCC a leitura e o estudo do Documento 53 da CNBB – ORIENTAÇÕES PASTORAIS SOBRE A RCC.


Fonte: rccrs.com.br

Compartilhe está Notícia
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.