RCCRS
Notícias da Igreja
 
 
07
Dez
Vaticano na reta final para início do Ano da Misericórdia
Vaticano na reta final para início do Ano da Misericórdia

Movimentação intensa no Vaticano às vésperas do início do Jubileu da Misericórdia. Na manhã desta segunda-feira, 7, muitos peregrinos já cercavam a Praça São Pedro e puderam observar os ensaios finais para a cerimônia de início do Ano Santo que será nesta terça-feira, 8, com a abertura da Porta Santa na Basílica Vaticana.


Padre Flávio Medeiros, brasileiro que atua como cerimoniário na Basílica de São Pedro, conversou com a equipe do Jornalismo Canção Nova presente em Roma para a cobertura do evento. Ele recordou como começaram os preparativos. "Nossa basílica se prepara já desde muito tempo, inclusive no dia 17 de novembro foi feita a cerimônia onde foi reconhecida a Porta Santa, e retirada a caixinha que continha elementos ligados ao último jubileu do papa São João Paulo II: as medalhas, os documentos… E então foi tirada toda a camada de tijolos que tinha a proteção da Porta Santa. Agora chegou o momento em que o próprio Santo Padre irá nos introduzir nesta porta que é o próprio Cristo, ‘Eu Sou a Porta das ovelhas’”, completou o sacerdote.


Já estão prontas também as estruturas para a projeção luminosa que está prevista para acontecer na fachada e na cúpula da basílica de São Pedro, às 19h de amanhã. Na semana passada, as luzes da Basílica de São Pedro ficaram apagadas durante a noite para a realização dos testes de iluminação.


Na apresentação do jubileu, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, disse que esta projeção luminosa será um evento “único e sugestivo”.


“Tal evento é inspirado na última Encíclica do Papa Francisco, a Laudato Si, e pretende mostrar a beleza da Criação, também por ocasião da 21ª Conferência sobre o Clima das Nações Unidas, que teve início em Paris em 30 de novembro passado e que se concluirá no próximo dia 11”, destacou.


Ao redor da Praça de São Pedro se percebe também um reforço na segurança, com o aumento de policiais. Em coletiva de imprensa, este tema também foi mencionado por Dom Fisichella. Ele afirmou que um acordo bilateral entre Itália e Santa Sé permitiu que fossem tomadas as providências para garantir a devida segurança a todos os peregrinos. Neste domingo, 6, foi confirmada a presença do papa emérito Bento XVI, que aceitou o convite do Papa Francisco para participar da cerimônia de abertura da Porta Santa.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.