RCCRS
Notícias da Igreja
 
 
21
Jan
Igreja italiana abrirá processo de beatificação de Chiara Lubich
Igreja italiana abrirá processo de beatificação de Chiara Lubich

No dia 27 de janeiro, às 16h, na Catedral de Frascati (Roma), o bispo dom Martinelli, dará início à causa de beatificação de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. O evento é aguardado por milhares de fiéis de todo o mundo e é o primeiro passo dos trâmites que podem levar ‘Chiara’ – como é conhecida a iniciadora do caminho eclesiástico – até os altares.


A escolha de Frascati, como informa uma nota do Movimento, ressalta “a eclesialidade do ato” no território onde está localizado o Centro internacional dos Focolares. Neste local,  Chiara Lubich viveu grande parte de sua vida; foi onde faleceu, em 14 de março de 2008, e onde se encontram seus restos mortais.


A cerimônia, que poderá ser vista ao vivo pelo site do Movimento, começará com as Vésperas e terá a leitura do decreto de introdução da Causa e do ‘nula osta’ da Santa Sé. Além da instituição do tribunal nomeado pelo Bispo, os juramentos do Bispo, dos membros do tribunal e da postulação.


Fama de santidade


Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares e primeira sucessora de ‘Chiara’, afirma que “o seu testemunho continua a atrair pessoas de todas as proveniências geográficas e sociais.


“Nos 6 anos passados desde a sua morte,  nos lugares aonde viveu e hoje descansa, passaram mais de 120 mil visitantes de diferentes continentes e tradições religiosas, Cardeais, Bispos, acadêmicos, políticos, famílias e jovens, movimentos, associações pessoas sem religião, crianças e adultos em busca de esperança”, testemunhou.


Chiara Lubich faleceu em 14 de março de 2008 em sua casa, aos 88 anos, na comuna italiana Rocca di Papa, província de Roma.


O início da causa ocorreu pouco mais de um ano após a apresentação do pedido formal ao Bispo de Frascati, feito em uma data significativa: 7 de dezembro de 2013, septuagésimo aniversário de fundação dos Focolares.


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.