RCCRS
Notícias da Igreja
 
 
02
Jun
América Latina na agenda do Papa
América Latina na agenda do Papa

Faltando cinco semanas da visita do Papa Francisco a três países da América Latina, receberá vários presidentes do continente da esperança em Roma. A viagem apostólica inclui a visita ao Equador, do 5 ao 8 de julho, do 8 ao 10 ao Paraguai e do 10 ao 12 na Bolívia.


Por sua parte, o presidente do Equador, Rafael Correa, esteve em maio no Vaticano, onde foi recebido em audiência pelo Papa. Também o líder cubano Raúl Castro reuniu-se com o Santo Padre em visita ‘estritamente privada’. E na semana passada recebeu privadamente o ex-presidente José Mujica, que apresentou o seu livro em Roma.


No dia 5 de junho será a vez da presidente do Chile, Michelle Bachelet, e, possivelmente, precisarão de algumas pautas da viagem que o Santo Padre deseja realizar em 2017 ao país andino.


Depois da viagem apostólica do sábado 6 para a cidade de Sarajevo, capital da Bósnia Herzegovina, no domingo 7 pela manhã o Santo Padre receberá o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, país pelo qual já manifestou diversas vezes a sua preocupação; enquanto que, pela tarde, será a visita privada da presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner, a quinta que visitará o Pontífice.


Os três presidentes latino-americanos, Fernandez, Bachelet e Maduro, chegarão à cidade Eterna por ocasião da Conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que se realiza na sua sede de Roma do 6 ao 13 de junho.


Neste ano também se comemora o 30º aniversário do acordo de 1984, que evitou a guerra entre Argentina e Chile, graças à mediação do Vaticano. Por isso, pensou-se em uma visita conjunta das duas presidentes, embora ao final serão feitas separadamente. Os três presidentes viajarão depois a Bruxelas para participar, no 10 e 11 de Junho, na cúpula entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (CELAC).


Sem data confirmada, também está anunciado em breve um encontro do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, com o Papa no Vaticano.


Fonte: Zenit

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2014 Renovação Carismática Católica - Rio Grande do Sul.
Todos os direitos reservados.